Como usar o Instagram para sua marca?

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O Instagram é uma das redes sociais mais populares que temos hoje em dia e uma excelente ferramenta para criar e manter um branding, mostrando os valores da sua marca. O insta é a rede que mais gera engajamento, então é importante olhar com muita atenção para o seu posicionamento nesta rede.

 

Objetivos e Metas

Se você já leu nossos posts sobre planejamento sabe que objetivos são o centro de tudo. Você precisa saber porque sua empresa vai entrar no Insta antes de começar a postar.

Alguns objetivos das marcas no Insta incluem: mostrar produtos e serviços, construir comunidade, aumentar reconhecimento de marca, mostrar a cultura e os valores da empresa, propaganda. Seja qual ou quais forem os seus objetivos, é a partir deles que você vai planejar o seus pilares de conteúdo, ou seja, os assuntos que vão aparecer no seu insta. Fotos dos seus colaboradores? Produtos? Conteúdo gerado pelo consumidor?

Imagens

Instagram é uma rede totalmente visual, portanto tem que ter um cuidado com as fotos. Imagens bem trabalhadas e que componham um feed com um visual homogêneo ajudam a manter seu branding. Você pode escolher uma paleta de cores, pensar na composição das imagens e pensar no feed como um todo. Vale usar editores de imagens para deixar as cores mais homogêneas e escolher 2 ou 3 dos seus filtros preferidos para manter o visual do feed.

Freqüência

No insta podemos dizer que quanto mais posts de qualidade, melhor. A média dos usuários é de 1.5 fotos por dia, se quiser e puder postar mais, também está valendo, contanto que mantenha a qualidade. Importante também é manter a consistência, melhor postar 3 vezes por semana, do que fazer 3 posts em um dia e esquecer do insta nos outros. Existem várias ferramentas, pagas e gratuitas nas quais você pode agendar os posts do inta, aproveite-se delas para ser mais produtivo e manter seu instagram sempre atualizado.

Perfil

Agora que você já tem tudo planejado é hora de fazer um bom perfil. Além de uma boa foto de perfil, que pode sim ser o seu logo, pense bem na tagline, tem que ser curta, mas dizer quem você é e o que faz. Na sua bio fale um pouco do que sua empresa faz e o que vai compartilhar no insta. Coloque os seus contatos e não esqueça de colocar o link do seu site no campo apropriado – é o único link clicável que você vai ter no insta. Para deixar tudo mais organizado, vale usar emoticons separando os textos.

#Hashtags

Elas são a principal forma de fazer o seu conteúdo ser visto fora da sua rede de contatos e importantíssimas no início do trabalho com o Instagram. O aplicativo permite até 30 tags, mas o bom é ficar entre 10 e 20 e não se perder muito no assunto, para conseguir segmentar aquele público que você quer. Além de contribuir para as Hashtags que já existem, você pode criar a sua própria. É um investimento a longo prazo, quanto mais conhecido ficar seu perfil, mais chances de as pessoas começarem a usar sua # e contribuírem para a sua comunidade de seguidores.

Captions

Aquele textinho que fica abaixo da sua foto é o caption, como você vai usar ele depende bastante do seu objetivo (como tudo na vida). Use esse espaço para chamar seu público para ação: direcione para o seu site, encoraje os seguidores a contarem suas próprias histórias, chame para os comentários. O importante é encorajar engajamento dos seus seguidores para atingir as metas que você delineou no instagram.

Prontos para arrasar no Instagram? Ficou alguma dúvida? Tem um case legal para nos mostrar? Conta tudo no comentários.

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