Marketing do seu jeito

O campo de marketing digital é cheio de soluções milagrosas, métodos revolucionários e técnicas infalíveis — para pegar os seus dinheiros. Todo mundo vende o último pulo do gato para você conseguir resultados rápidos com o mínimo de esforço, pois eu vou na contramão aqui:

Não existe fórmula mágica!

Conseguir se destacar no meio literário quando temos uma abertura muito maior no mercado é difícil sim, exige esforço sim e, muitas vezes, exige investimento financeiro também. Marketing para escritores é um trabalho de formiguinha e o resultado pode demorar bastante.

Mas eu não tô falando isso para te desmotivar! Pelo contrário, eu acho importante que sejamos realistas para conseguir alcançar os nossos objetivos.

Porque se você de um dia para o outro decidir que vai fazer 20 stories, caixinhas de perguntas, 3 posts no feed, 1 vídeo no YouTube, 50 tweets todos os dias, em uma semana, ou menos, você vai cansar. Você vai se frustrar. Você vai ver que está gastando muito mais tempo produzindo material para as redes sociais do que de fato escrevendo. E os resultados não vão vir do dia para noite mesmo assim.

Ser lido é muito legal, claro que todo escritor quer isso e ter uma presença nas redes sociais vai te ajudar sim. No entanto, temos que nos perguntar: quão rápido queremos crescer? e a que custo? Porque produzir conteúdo para as redes sociais pode ser exaustivo se você for seguir todas as dicas de marketing e métodos que vendem por aí. A regra é produzir cada vez mais, conteúdo cada vez mais diversificado. Agora, se quem vive exclusivamente disso (e muitas vezes tem toda uma equipe por trás) já reclama de cansaço, imagina nós, meros mortais.

Estamos exaustos. E isso não é uma exclusividade do meio literário. A precarização do trabalho levou muitos profissionais de todas as áreas para as redes sociais, mas fazer dancinha apontando para a tela o dia inteiro não é a única forma de alcançar seus objetivos.

Por isso, meu conselho para você, escritor, que quer ser visto e lido em 2021 é aprenda a fazer marketing do seu jeito. Entenda o seu tempo, o tempo que você tem disponível para produzir conteúdo e crie o seu calendário de postagens, um que não seja um fardo, que caiba na sua vida. Crie conteúdos que você gosta para que o processo seja menos cansativo. Consistência vai ser mais importante no longo prazo do que se esgotar tentando virar uma máquina de produzir conteúdo a serviço dos algoritmos.

E, vale lembrar, embora Facebook, Instagram e Youtube sejam as redes sociais com mais usuários ativos no Brasil, existem também outras formas de você se comunicar com seus leitores e ser lido. Escolha o canal, ou canais, que funcionam melhor para você e se planeje a partir dele(s). E se você quer focar mais em escrever do que se promover, coletivos, blogs colaborativos e projetos desse tipo são uma boa forma de você se promover e chegar a mais leitores enquanto escreve.

Espero que você conquiste muitos leitores em 2022 e, principalmente, espero que você não surte no processo.

Em tempo:

Se você quiser participar do blog da Escritor Brasileiro, meu outro projeto, aqui está o link para se inscrever. Entraremos em contato a partir de 15 de janeiro com os escritores que chamarem nossa atenção.

E se quiser saber mais sobre como se organizar para fazer o marketing do seu jeito em 2022, confira nossos ebooks.

Comments

comments

CategoriasSem categoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *