4 dos principais objetivos das marcas nas redes sociais

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Se você já leu sobre importância do planejamento e da formulação de objetivos, sabe que são a base para mensurar o retorno do investimento na comunicação. E, por isso, essenciais na sua estratégia de comunicação digital. Ainda que o objetivo principal das organizações seja, sempre, gerar mais lucro, é importante lembrar que definir objetivos específicos para cada canal é uma forma de maximizar o seu ROI colocando seus recursos no que realmente interessa.

Para te ajudar a definir seus objetivos, listamos aqui quatro dos principais objetivos das marcas nas redes sociais e exemplos de metas mensuráveis nas quais você pode trabalhar para cada um deles.

Objetivo #1 Aumentar Visibilidade de Marca

 

Para o consumidor chegar até sua empresa é preciso que ele saiba que ela existe. As mídias digitais são ótimas ferramentas para isso. Através da postagem constante de artigos e matérias que sejam do interesse dos seus públicos a sua empresa vai se tornando conhecida entre os possíveis consumidores. Além da geração de conteúdo para redes, uma ferramenta que pode ser usada para atingir este objetivo é o uso de adds

Exemplo de meta mensurável: Ganhar X seguidores em X dias na Rede X

Objetivo #2 Aumentar o número de visitas do Site da sua Empresa

Se você tem um blog ou e-commerce as métricas de acesso são importantes nas suas estratégias também, afinal quanto mais visitantes no site, melhor serão as suas conversões em vendas, leads, ou o número de leitores para o qual você poderá divulgar anúncios pagos. Embora as métricas de acesso sejam um dado superficial, aumentar o número de acesso é essencial para quem quer converter ou vender mais com um site.

Exemplo de meta mensurável: Alcançar X visitas mensalmente por 3 meses seguidos.

Objetivo #3 Aumentar o Engajamento

Ter muitos seguidores é muito legal, mas quantos deles de fato são impactados pelos seus posts a ponto de se engajar com eles? As mídias sociais são espaços de troca, de conversa, de interação, por isso é importante medir mais do que likes e compartilhamentos. Comentários e menções mostram o quanto o seu público está realmente engajado com a sua marca. Alguns dos seus seguidores, os mais leais, podem até virarem “embaixadores” da sua marca, promovendo, falando sobre e indicando ela nas redes sociais.

Exemplo de meta mensurável: Aumentar em X% o número médio de comentários por post

Objetivo #4 Aumentar a conversão

Conversão pode ter vários significados dependendo do objetivo do seu negócio, de assinatura de newsletter a venda realizada, dependendo da ação e do público para o qual ela é desenvolvida. O importante é perceber que além de reconhecer a sua marca e interagir com ela o público tem que responder aos seus calls to action.

Exemplo de meta mensurável: Click through rate de 10% nos e-mails de newsletter.


 

Os objetivos vão variar de acordo com a sua estratégia e até de acordo com o canal utilizado. Você pode por exemplo querer aumentar a visibilidade da sua marca usando o Instagram, mas ter uma estratégia voltada para conversão no facebook. A pesquisa e os seus públicos de interesse é que vão te mostrar o melhor caminho para cada rede, mas não esqueça, planejamento é essencial, mas você deve mensurar e fazer ajustes constantemente.

E então, empreendedor, já sabe quais vão ser os objetivos do seu planejamento de comunicação digital? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário.

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