Se você está aqui no Escritor Publicado é porque, provavelmente, viver de escrita é um objetivo seu. Muito bem, você já sabe o que muita gente passa a vida procurando, aquilo que te move. Ter um objetivo claro é o primeiro passo para desenvolver a sua marca pessoal, que vai te ajudar a transformar esse sonho em realidade.
Se você já leu meu texto sobre os 4 fatores críticos de sucesso para escritores, sabe que aqui consideramos ser escritor, mais que um passatempo, uma carreira. Como tal, a carreira de escritor deve, também, ser planejada. Seu nicho de público, a imagem que você vai passar, tudo isso é importante quando falamos em ser um autor de sucesso, mas o seu bem mais valioso é a sua marca pessoal. Em seu livro Personal Branding: Construindo sua marca Pessoal, Arthur Bender nos fala que:
Uma gestão eficaz de marca pessoal, que saiba controlar os sinais certos e acionar os mecanismos corretos, fará toda a diferença entre vencedores e perdedores, entre estrelas do seguimento e anônimos que morrerão profissionalmente, invisíveis. Planejar estrategicamente essa diferenciação é a chave para alavancar uma carreira de sucesso.
Muitos autores ficam esperando: esperando as respostas das editoras, esperando a idéia genial, esperando ter o livro perfeito para começar a pensar em ser um escritor profissional. Não espere, planeje. Planeje quanto tempo vai se dedicar a escrita, quanto tempo vai se dedicar a leitura, quanto tempo vai estudar, como você vai começar a se promover enquanto escritor, qual vai ser o seu diferencial. Tenha metas atingíveis e invista no seu futuro como escritor publicado agora mesmo. E tenha em mente que investimento não é necessariamente financeiro, o maior investimento que você pode fazer é do seu tempo. Aprenda, escreva, reescreva e divida seu conhecimento. Ou, parafraseando Seth Godin, escreva coisas sobre as quais valha a pena falar e fale sobre o que você escreve.
Se você quer viver de literatura tem que entender que seu texto é um produto e você é seu melhor vendedor. O Autor do livro é um dos fatores que influencia na decisão de compra de um livro. Ou seja, as pessoas compram o livro porque querem saber o que aquele autor tem a dizer. Não é difícil reconhecer esta tendência quando temos fans dizendo que comprariam até a lista de compras deste ou daquele autor. Brincadeiras a parte, o nome do autor é uma marca que ajuda sim a vender livros. Por isso, se você não é, ainda, um autor publicado, busque criar ou fortalecer a sua marca pessoal, tanto online quanto offline.
“Mas como eu construo uma marca pessoal?”
Eu tenho uma boa notícia: para os especialistas em construção de marcas, a chave para uma marca de sucesso é contar histórias, verdadeiras e coerentes. A técnica, escritor, você já domina agora resta saber: qual é a sua história?
Quem é você enquanto escritor? Por que você escreve? Em que tipo de literatura você se inspira e o que você almeja escrever. Todas essas são perguntas que vão te ajudar a definir a sua marca de autor. Pense em porque o leitor deve escolher ler o seu trabalho e não o de tantos outros autores por ai. Esse é o seu diferencial, invista nele.
Depois de responder todas essas perguntas para você mesmo, pense em três adjetivos para a sua marca de autor. E sempre que você for postar nas suas redes, na sua fanpage, pense bem: a sua postagem corresponde a imagem de marca que você quer passar?
Esse é um exercício simples, uma prática que você pode incluir no seu dia a dia para reforçar as características que você quer que apareçam sobre você. Veja bem, não se trata de mentir, muito pelo contrário, se você tentar enganar a sua audiência, vai logo ser desmascarado. Se trata de exaltar aquilo que você tem de melhor e enaltecer isso nas suas redes.
Uma resposta para “Personal Branding – A Marca Pessoal do Escritor”
Ando adquirindo muitas informações importantes aqui. Muito obrigado