Como vimos no outro post, os booktubers são cada vez mais importantes para o mercado editorial. Além de uma ótima opção de entretenimento para quem curte livros, eles são um ponto de contato entre o público-alvo e a sua obra. Fazem também um serviço de utilidade pública, afinal, os booktubers acabam por incentivar a leitura entre os diferentes públicos.
Por isso separei 7 booktubers brasileiros que são sucesso na web e que você escritor precisa conhecer agora mesmo. Dá até para ver um canal cada dia da semana, se atualizar e ficar conhecendo mais dos canais e tipos de públicos de cada um.
Tiny Little Things (Tatiana Feltrin)
Conhecida como uma das primeiras booktubers brasileiras, ela começou em 2007, Tatiana Feltrin publica vídeos sobre os mais diversos temas. Agora em Outubro ela está lendo livros na temática do Halloween. Ano passado leu vários livros que faziam parte das tradicionais “listas de livros obrigatórios” dos maiores vestibulares. Também permite que os seguidores façam sugestões sobre quais livros deveria ler. Conheça o canal aqui.
Geek Freak (Victor Almeida)
Abrangendo literatura, séries, tecnologia, filmes e etc, o Geek Freak foi criado em 2014 pelo Victor Almeida. Com playlists completos, que vão desde “VEDA” (Vlog Everyday April, vídeos novos todos os dias em Abril) à Maratonas Literárias. Ele também lançou um livro o ” Para Cada Infinito” esse ano. Conheça o canal aqui.
Perdido nos Livros (Eduardo Cilto)
Booktuber que recentemente lançou o seu primeiro livro, “Traços”, Eduardo Cilto criou o canal em 2012. Desde então faz vídeos sobre livros, tags e colaborações com outros vloguers. Publica toda segunda, às 21h. Ou seja, sempre tem vídeo novo para assistir. Conheça o canal aqui.
Cabine Literária
Um grupo de amigos que se reveza e publica toda semana vídeos sobre livros, séries e filmes. Já dá pra invejar/admirar todo o trabalho deles? Já. Com vídeos como ” O Livro de cada Signo” e “Livros para Sair da Bad #setembroamarelo”, mais do divertidos os criadores desse canal sabem a responsabilidade que tem com o público que os assiste tanto de entreter quanto de informar. Conheça o canal aqui.
Serendipity (Melina Souza)
Imagina uma booktuber que fala também de moda, viagens, tags e desafios. Imaginou? Agora coloca uma boa produção e mais de 100.000 de inscritos. Essa é a Melina Souza e seus vídeos chamam muito a atenção de diferentes empresas, como editoras e marcas de roupas. Vale a visualização, afinal não é sempre que se tem um canal que consegue ser tão abrangente. Conheça o canal aqui.
Pam (Pâmela Gonçalves)
A publicitária e criadora do canal homônimo Pam, começou com o canal em 2013. Nela ela faz vários comentários sobre livros, interagindo muito com os espectadores e incentivando eles a lerem. Recentemente lançou dois livros, “O Amor Nos Tempos de #Likes” e “Boa Noite” pela Editora Galera Record. Conheça o canal aqui.
Um Leitor a Mais (Leonardo Oliveira)
Um blogueiro que virou booktuber, o Leonardo Oliveira criou o canal “Um Leitor a Mais” a partir do blog com o mesmo nome. Ele faz vídeos com comentários sobre livros, tags, compras, desafios, etc. Conheça o canal aqui.
O que acharam dos booktubers? Já conheciam? Quem já tá sonhando com o dia que um deles vai falar sobre seu livro? Conta pra gente nos comentários.