Se você chegou aqui é porque utiliza o Facebook. Talvez já até saiba que ele é super importante para a sua plataforma de autor e quer chamar atenção do seu público mas não sabe como.
Pode estar se perguntando “O que os outros fazem que eu não faço?” ou ainda “Só comigo que é assim?”. Calma aí escritor. Pode não haver fórmula mágica, mas há um leve sentido para as coisas.
Tudo é questão de pensar no seu leitor
Sim. Leitor mesmo. Já falamos que o seu texto é um produto é bom, como todo deve ser consumido. A questão é encontrar o público certo. Esse é justamente o primeiro passo, pensar em qual é o tipo de pessoa que poderia ler o seu texto. E do que eles gostam.
Pensando no que o leitor gosta, consegue se ter uma ideia melhor de o que ele pode gostar de ver como conteúdo na rede. Pode não ser uma ciência exata, mas ajuda muito. Uma vez que, já vai se saber o que ele não gosta, o que é rejeitado por parte dele.
>> Quer conhecer o seu leitor? Baixe esse ebook sobre públicos!
Não pense como autor, pense como um leitor
Pense nas pessoas que podem vir a ler o seu texto. Do que elas gostam?, quais tipos de eventos participam? Quais livros moram na cabeceira delas? Quais não saem das listas de desejos e quais são ignorados nas prateleiras da lojas?
A questão é pensar como leitor para ver como você pode chamar a atenção de tal público. E a partir disso, “embalar” seu conteúdo para tal.
Chamar atenção é questão de conhecer o seu público
Entende? Conhecer o seu público para que ele consuma o que você produz. Se você é um autor de mistérios pergunte-se sobre o que o seu público tem interesse, quais notícias/matérias, quizzes, qual formato de conteúdo agrada mais que você quer que conheça seu texto. E assim com todos os demais tipos de gêneros literários. Tudo questão de pesquisa e adaptação.
Algo que parece difícil mas que não precisa ser. Basta colocar no papel alguns pontos e a partir daí decidir qual conteúdo você irá criar no Facebook para chamar atenção do público certo.
Exemplo: Escritor de chick lit
- Qual a faixa etária que leria meu texto?
- Quem lê meu texto gosta também da escritora a), b) e c)? Ou só da a) e da b)?
- O público que leria meu livro gostaria de ver quizzes de qual livro combina com o filme? Ou de filme cult que se deve assistir? Ou nenhum desses quizzes? (por exemplo)
- A lista de desejo do meu leitor inclui o livro a), b), c), d)? Ou só a)? Ou então o i)? (coloque os livros que você imagina que façam sentido)
- Meu público gosta de conteúdo chamativo? Mais discreto? Ou meio termo?
Você pode seguir com essas perguntas, várias podem e devem ser feitas
A questão é identificar do que o público gosta para que ele acabe por ser afeito a sua página, gerando clicks, engajamento e futuramente vendas. Pesquise sobre o que seu público goste, do que ele não gosta, do que valoriza ou não. Essa parte da pesquisa em si é essencial para se ter sucesso no Facebook e em demais plataformas.
Pode não existir fórmula perfeita, mas existe sim muita análise e pesquisa. Realmente tire um tempo para que se tenha uma ideia do que se vai produzir. Esse tempo é um investimento com retorno garantido a longo prazo. Só lhe beneficia.
Até semana que vem com mais material sobre o Facebook!